Em reunião nessa quinta-feira (29), em Brasília, o Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou moção de apoio à preservação do Sistema Único de Saúde (SUS) público, integral e gratuito. Por meio de sua rede de serviços o maior sistema público de saúde do mundo proporciona cuidado à população em todos os níveis de atenção, com procedimentos dos mais elementares até os mais avançados em termos de tecnologia.

O CFF reitera o posicionamento firmado por ocasião dos 32 anos de criação do SUS, no qual defende que nenhuma proposta de “modernização” do sistema pode ser considerada se não levar em conta os princípios constitucionais e conceituais, com seu consequente fortalecimento.

O conselho alerta para a necessidade de o governo destinar um maior aporte de recursos financeiros que possibilite ampliar e estruturar sua própria rede de serviços em todos os níveis de atenção, diminuindo paulatinamente a mortal dependência de terceiros; profissionalizar a gestão do sistema por meio de seus próprios quadros; integrar a rede de estabelecimentos farmacêuticos do país ao sistema; definir uma política de valorização de toda a equipe multiprofissional de saúde, eliminando todas as formas de precarização e implantando uma Carreira Única para todos os trabalhadores do SUS no país, e estabelecer o controle social, por meio de seus vários espaços institucionais, como a arena de debate e definição de todas as políticas do sistema.

Na visão do CFF é absolutamente fundamental prover os serviços que compõem o SUS, de autonomia administrativa e financeira, de modo a possibilitar, a partir da contratualização direta, a superação do modelo de compras de medicamentos, equipamentos, insumos e material hospitalar excessivamente burocratizado, perdulário e ineficiente, tornando-o moderno, ágil, transparente, menos dispendioso, racional e resolutivo.

Como a maior conquista do povo brasileiro na história recente, o SUS precisa e merece ser preservado!

Fonte: Comunicação do CFF