O Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) é uma das instituições que apoiam a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, que nesta semana, de 14 a 18, tem como ponto alto as atividades de coleta em locais estratégicos. Em Rondônia, os locais são as Unidades de Perícias Oficiais Criminais das cidades de Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vilhena, Guajará-Mirim e Porto Velho.

A campanha lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança, em 25 de maio, Dia Internacional da Criança Desaparecida, tem como proposta alertar a população para a gravidade deste problema. Em Rondônia, a ação é conduzida pela Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio do Instituto de DNA Criminal, que integra a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec). e a nível nacional pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos/SENASP. a Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (Politec) com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal.

Durante estes cincos dias, estão sendo coletadas amostras biológicas de familiares de pessoas desaparecidas para exame de DNA e inclusão dos perfis genéticos no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) para posterior confronto com as amostras tanto de pessoas vivas, como dos corpos não identificados ou ossadas que deram entrada no Instituto Médico Legal dos estados.

A Perícia Criminal é também uma das áreas de atuação do Farmacêutico, nos campos da Entomologia, Química, Genética/DNA, Toxicologia, Hematologia e Bromatologia.

Outras informações podem ser obtidas com o Instituto de DNA Criminal pelo telefone (69) 3216 8853.