Com base em levantamentos bancários, que apontaram que, somente em janeiro de  2017, o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) pagou R$ 6.093,35 em boletos impressos e não pagos pelos profissionais, na primeira reunião plenária deste ano, realizada nessa segunda-feira (13), foi aprovada por unanimidade pelo Plenário a transferência da taxa do boleto para quem imprimiu e não pagou, seja a anuidade, cursos, entre outros serviços.

O presidente do CRF-RO, Dr Adelmo Clementino, ressaltou que o Conselho não pode continuar pagando por boletos que são impressos de forma indiscriminada.

Pela decisão do  Plenário  do CRF-RO, sempre que o profissional ou empresa imprimir o boleto receberá um aviso, que caso não seja pago na data do vencimento, o banco cobrará uma taxa na próxima impressão, ou seja, uma taxa de reimpressão. Atualmente, o Conselho paga à Caixa Econômica Federal (CEF) R$ 2,95 por impressão e mais R$ 2 quando o boleto não é pago.

Também foi aprovada, pelo Plenário,  a isenção da multa que seria paga pelos farmacêuticos que não votaram na eleição de 2015. Os conselheiros aprovaram porque foi constatado que muitos profissionais não votaram devido a falhas na comunicação do setor de informática, na gestão do CRF-RO anterior, com o setor do Conselho Federal (CFF), e por isso esses farmacêuticos não receberam as devidas orientações para votação. “Já estamos providenciando a atualização do cadastro para enviarmos ao CFF, já que este é um ano de eleições”, adiantou Dr Adelmo Clementino.

Na plenária, ainda houve apresentação do contador João Marcos sobre a receita e despesa do Conselho no mês de janeiro; da advogada Silvana Andrade sobre as ações, parcelamento de dívidas e arrecadação; e da vice-presidente, Drª Simone Ferro, com os dados da fiscalização. Segundo ela, em janeiro houve 415 termos de visitas, dos quais 12 autos de infração, 155 multas em 32 municípios.

Na ocasião, o presidente Adelmo ainda anunciou que o CFF está disponibilizando recursos para os CRFs da região Norte com vistas a reforçar a fiscalização, durante todo o ano. Para Rondônia serão destinados R$ 240 mil, disponibilizados em valores mensais de R$20.000,00. O próximo passo agora é a elaboração de projetos para utilização do dinheiro.O Presidente informou que já ordenou ao Setor de Fiscalização a elaboração do projeto.

Fonte: CRF-RO