Hoje é dia 20 de janeiro de 2016, dia do Farmacêutico. Congratulo-me com cada um dos profissionais deste Estado de Rondônia e, é claro, com todos os demais colegas e amigos espalhados por esse imenso país.

Estando à frente deste Conselho Regional de Farmácia, como o Presidente Eleito para a Gestão 2016/2017, quero dizer aos colegas que todos os compromissos assumidos com a categoria serão cumpridos, e vamos trabalhar, com afinco, para que a nossa luta seja de vitórias. Neste primeiro mês de trabalho, encontramos algumas dificuldades, que acredito serem normais numa mudança de diretoria, e outras, não tão normais assim, mas que vamos, no dia a dia, superando e aprendendo com elas. Não nos deixaremos abater por isso.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia vai trabalhar todos os dias pela valorização do Profissional Farmacêutico e da profissão, e nossa gestão, repito, será pautada pela ética e respeito a todos os preceitos legais.

Hoje, após as recentes conquistas realizadas pelo nosso SINFAR RO, já podemos comemorar a concretização de um longo processo de dissídio coletivo, que pôs fim e tornou-se um marco de referência nas nossas questões salariais. Acredito que poderemos conquistar mais, e agregarmos mais direitos aos que já temos. Mas temos que trabalhar.

É fundamental, para a concretização de todas as conquistas, o trabalho individual, sério e compromissado, de cada profissional, seja na farmácia, seja na drogaria, no hospital ou no laboratório. A luta é individual. É de cada um de nós. Quando somos colocados à frente das nossas responsabilidades, cada um no seu ambiente de trabalho, se fazemos o nosso trabalho com dignidade; se nos impomos como O Profissional de Saúde que somos; se não nos submetemos às pressões por salários abaixo do piso; se não aceitamos condições sub-humanas de trabalho, ou não aceitamos a falta de condições; se somos merecedores da confiança dos nossos empregadores e dos pacientes que nos procuram; se nos sentimos, verdadeiramente, fazendo algo de bom pelo outro, estaremos, cada um de nós, engajados no sentido de fortalecer a classe e a profissão.

Lembremo-nos de onde saímos, lembremo-nos de todas as dificuldades e obstáculos (nossas e dos nossos pais) que tivemos de enfrentar para estarmos, hoje, onde estamos. Lembremo-nos que SOMOS FARMACÊUTICOS, e existe uma sociedade inteira esperando e contando conosco e com os serviços que lhes juramos prestar. Eu estou nesta luta, e conto com cada um de vocês, Senhores Farmacêuticos e Senhoras Farmacêuticas.

Peço ao Nosso Grande Deus e Pai, e Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos ilumine e ajude sempre. Um grande abraço e FELIZ DIA DO FARMACÊUTICO. Hoje é dia de comemorarmos.

Adelmo Clementino da Rocha
Presidente do CRF – RO