Você já ouviu falar na medicina tradicional chinesa? Especialistas dessa prática milenar a consideram um método eficaz para evitar doenças, aliviar o sofrimento do paciente e manter a saúde em dia. A modalidade inclui, por exemplo, uso de fórmulas com componentes vegetais, minerais, fungos macroscópicos e animais (esse último é proibido, no Brasil, pela RDC 21/2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa), ou métodos como acupuntura, dietoterapia chinesa, práticas corporais, entre outros.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) tem atuado para fomentar a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no Brasil, defendendo a inserção do farmacêutico no cuidado direto ao paciente. As conversas sobre uma capacitação permanente para profissionais da saúde já formam iniciadas com o governo chinês e o Ministério da Saúde (MS).

Segundo o farmacêutico Paulo Varanda, membro do GT de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do CFF, a aplicação da MTC por farmacêuticos trará um ganho enorme à profissão. “Nós, através da Coordenação Nacional das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde, propusermos um termo de cooperação educacional entre as entidades. O farmacêutico tem muito a ganhar com isso porque, além de desenvolver a Medicina Tradicional Chinesa como opção terapêutica à saúde pública, terá o fortalecimento de um campo profissional. O profissional poderá atuar de acordo com a Lei 13.021/2014, ou seja, dentro das Farmácias, oferecendo a consulta e a prescrição de produtos da MTC como parte dos serviços farmacêuticos”, esclareceu o farmacêutico.

A proposta ainda vai ser aprofundada e discutida entre integrantes do CFF e do Ministério da Saúde. Paulo Varanda fez parte das turmas de 50 farmacêuticos que puderam participar de um curso gratuito na China, oferecido pelo governo brasileiro. A formação fez parte de um uma cooperação envolvendo o conselho, o MS e agências sanitárias brasileira e chinesa.

A Medicina Tradicional Chinesa é regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia pela Resolução no 710/2021.

Ouça a matéria completa na Rádio News Farma.

Assista matéria sobre a participação do farmacêutico Paulo Varanda na 510ª Reunião Plenária:

 

Fonte: Comunicação do CFF