O presidente Rogélio Barros concedeu entrevistas à SIC TV e TV Rondônia (Globo local) destacando a preocupação com o aumento do consumo de alguns medicamentos.
Em Rondônia, por exemlo, a pesquisa revela que o consumo da Vitamina C aumentou 102,85% nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2019. Já a Hidroxicloroquina teve o índice elevado em 90,32%, a Vitamina D (74,19%),  a Dipirona Sódica (64,58%), o Paracetamol (66,20%) e o Ibuprofeno (8,47%).

“O uso irracional de medicamentos pode gerar intoxicações leves ou, em alguns casos, intoxicações mais graves, podendo levar à morte”, alerta o presidente, observando que todo medicamento deve ser utilizado baseado em prescrição médica sob a responsabilidade na dispensação de um farmacêutico.

Ele lembrou também que toda farmácia, por lei, possui a presença de farmacêutico em tempo integral para garantir ao paciente acesso seguro e o uso de forma racional de medicamentos. “Se você está com dúvida sobre o uso de um medicamento, procure seu farmacêutico, ele é o profissional capaz de lhe auxiliar na correta utilização”, orientou.

Confira matéria também no site Tudorondônia:
https://www.tudorondonia.com/noticias/medo-da-covid-19-faz-venda-de-medicamentos-disparar-no-pais,48384.shtml