A profissionalização do setor contábil do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), com a contratação do contador João Marcos, com mais de 20 anos de atuação, foi destacada nesta segunda-feira (30), durante a 4ª Sessão Plenária, realizada no auditório do Larisson Hotel, em Porto Velho. Na ocasião foram aprovadas as contas do CRF-RO relativas ao primeiro trimestre do ano, cuja arrecadação atingiu quase 50% (47,14%) do orçamento previsto para 2016.

Ao apresentar o parecer favorável, o presidente da comissão de Tomada de Contas, Dr João Dias, disse que a preocupação quanto à profissionalização do setor foi sanada a partir da nova gestão do Conselho.

Durante a sessão, o presidente do CRF, Dr Adelmo Clementino, falou sobre as reuniões realizadas no interior do Estado, em especial em Ariquemes e Jaru, na última semana, tratando de questões relacionadas à profissão farmacêutica, bem como, na Secretaria de Estado da Saúde e Superintendência de Gestão de Pessoas, em Porto Velho, apresentando o manual com informações sobre concurso público para farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), e a participação dos fiscais, Paulo Sá e Rodrigo Nunes, nos cursos de licitação e contratos e pregoeiro, respectivamente, em Brasília.

Ainda na reunião, a vice-presidente do CRF, Drª Simone Ferro, informou que de janeiro até maio foram realizados 2.939 termos de visitas, dos quais 263 geraram autos de infração. Só em maio foram 222 termos, sendo 82 autos de infração. Em Porto Velho, numa ação conjunta dos três fiscais realizada no horário comercial, noturno, bem como nos finais de semana e feriados, foram 129 termos de visitas, resultando em 47 autos de infração, a maioria por falta de farmacêuticos nas drogarias ou por estar funcionando fora do horário estabelecido.

Já a conselheira federal suplente, Drª Geysa Cristina Farias, anunciou a elaboração de programa de cursos e palestras a ser realizados neste ano, nas áreas de análise clínica, farmacologia e alimentos, como parte do projeto de educação continuada do CRF em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Fonte: Assessoria CRF-RO