O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizará em Brasília, na próxima sexta-feira, em parceria com o Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS),  encontro para debater a problemática do ensino a distância nos cursos de graduação. O objetivo é traçar um panorama dessa nova modalidade de ensino autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) e propor encaminhamentos que de fato resultem na garantia da qualidade da formação dos profissionais das 14 áreas, que futuramente estarão responsáveis pelo cuidado com a saúde do paciente, da família e da comunidade.
O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, explica que o conselho propôs e o FCFAS encampou a ideia de realizar a discussão no sentido de agregar todas as profissões em torno de propostas e encaminhamentos comuns. “Trata-se de um tema complexo, que exige discussão aprofundada e a união de todas as profissões, para que possamos levar a termo o melhor resultado”, destacou. “Não podemos e nem devemos tratar isoladamente uma questão que implica todas as áreas e que é tão crucial para a sociedade”.

Está claro para o CFF que a formação na graduação em saúde exige o contato do aluno com a prática profissional, e, no caso da Farmácia, essa necessidade torna-se ainda mais premente na medida em que a profissão envereda cada vez mais para o cuidado ao paciente, ou seja, a prática clínica.  A intenção do CFF é propor uma ação coordenada entre as diferentes profissões na busca de uma solução definitiva. “Agradeço ao FCFAS pela parceria na realização deste encontro, que certamente será crucial para o enfrentamento desta questão tão importante para as profissões da saúde e para a qualidade de vida e o bem-estar da população”, destacou Walter da Silva Jorge João.
Confira a programação: