Oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da plataforma edufarma.cff.org.br, o curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos encerrará suas inscrições no dia 31 de maio. Foi o que anunciou  a coordenadora Josélia Frade, durante a 67ª Reunião Geral do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Farmácia (Sistema CFF/CRFs). Segundo ela, o motivo é o grande número de inscritos.  São mais de 12 mil inscritos na etapa on-line, que ainda precisarão passar pela etapa presencial. Até o momento, 30 turmas presenciais foram formadas, das quais, 6 estão concluídas.

Para se inscrever é obrigatório ser Farmacêutico com registro ativo no CRF, pois o curso prepara e habilita o profissional para a prestação de serviços de vacinação, por isso não é aberto a estudantes. Ela destacou que esse é o grande diferencial do curso. “Nosso curso não ensina apenas aplicar vacinas, mas forma o farmacêutico para prestar o serviço de vacinação e ser responsável técnico por este serviço”.

O conteúdo é extenso e diverso, contemplando aspectos como legislação e normativas sanitárias, armazenamento e transporte de vacinas e até experiências exitosas de farmacêuticos nesta área.

A carga-horária total do curso é de 60 horas. O conteúdo on-line é autoinstrucional e soma 40 horas. Ao final da etapa, é necessário alcançar a nota mínima de 60% na avaliação e anexar um mapa mental para cada módulo, para conseguir se matricular na etapa presencial. “O módulo presencial soma 20 horas de total imersão, sendo realizado sempre às sextas-feiras e sábados, de 7 às 19 horas. É um momento especial, em que os alunos têm contato com facilitadores altamente capacitados e material didático de excelente qualidade e para possibilitar um melhor aproveitamento foram preparadas por meio de metodologias ativas diversas atividades”, observa Josélia, completando que tem sido muito gratificante ouvir os depoimentos dos participantes. “Eles ficam extremamente satisfeitos e tivemos casos de colegas que concluíram o curso já com serviços de vacinação estruturados, prontos para iniciarem a prestação desse serviço. Fomos também informados que existem estabelecimento solicitando a conclusão no nosso curso para efetivação de contratação”.

Para a inscrição, é necessário que todos os dados que constam do cadastro do farmacêutico no CRF estejam atualizados, e que essas informações tenham sido encaminhadas ao CFF. A plataforma utiliza dados fornecidos pelos CRFs. Qualquer inconsistência pode inviabilizar a inscrição. Josélia Frade pediu ajuda dos diretores dos conselhos para aumentarem a frequência no envio dos dados ao CFF, para que a plataforma edufarma.cff.org.br opere com qualidade e que divulguem as informações sobre o curso, especialmente entre os alunos que se matricularam e ainda não concluíram a etapa on-line. “As turmas presenciais, sempre de 30 alunos, são formadas na medida em que há aprovados na etapa virtual em número suficiente para isso”.

Ao decidir ofertar o curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca que o conselho procurou cumprir seu papel legal de zelar pela saúde pública e promover a assistência farmacêutica. “Nessa pandemia, não poderíamos nos furtar de dar nossa contribuição à categoria farmacêutica e à sociedade, considerando que a saúde pública está tão carente de profissionais da saúde habilitados a prestação de serviços de vacinação. Somente com a garantia da pronta e adequada imunização dos cidadãos, poderemos vencer a Covid-19”, assinala Walter Jorge João, lembrando que o curso é gratuito, oferece materiais didáticos exclusivos, especialmente preparados para a capacitação de farmacêuticos.

Fonte: Comunicação do CFF